Cultura no GEISC

Falar sobre cultura é algo que sempre gera inúmeras discussões. A fim de propor seu significado, seja em qual área do conhecimento for, esta categoria parece permear os diálogos cotidianos, mesmo que sem a intencionalidade de indicar constructos. Assim, no dia 03 de abril de 2012, O GEISC (GRUPO DE ESTUDOS SOCIEDADE, IMAGINÁRIO e CULTURA), reuniu seus integrantes para debater este conceito nos mais diferentes âmbitos, e pelas mais variadas lentes teóricas, tais como, Barthes, Haussem e Chaui.

Idéias como a de Haussem (1997), que nos diz que a Cultura é a identidade de uma comunidade, são seus símbolos, normas, instrumentos, enfim, aquilo que demarca determinado traço que a faz permanecer e sobreviver a determinado ambiente, nos fazem perceber esta categoria como algo atrelado a insígnia nativa. Já em Barthes (2009), é linguagem, e ao mesmo tempo é tudo, um intertexto, que permeia os indivíduos desde sempre. Por esta visão, podemos perceber que somos em um todo, Cultura, pois ela está impressa em nosso DNA, bem como é passível de mudança de acordo com o espaço em que estamos e nossa evolução. Chauí, no entanto, nos traz um enfoque um pouco distinto dos demais, em que nos evidencia a questão da formação e educação do ser humano, o construir deste sujeito. Esta percepção, contudo, nos remete ao que há de mais palpável e empírico sobre Cultura.

A partir destas concepções, e dos entendimentos dos integrantes do grupo, parece ter-nos orientado a novas construções de significados a partir da Cultura e subjetividade de cada indivíduo, bem como, de sua pluralidade em organização.

Texto de Fernanda Lopes de Freitas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s