Falso jornalismo?

ImageImage

Na última terça-feira, dia 22 de maio, o GEISC se reuniu para falar de dois assuntos importantes: o meu projeto de mestrado e o projeto do grupo para um futuro evento de metodologias. Primeiramente, apresentei a minha pesquisa, que consiste em estudar veículos de falsas notícias, tais como: O Bairrista, The Onion e The i-Piauí Herald. Depois discutimos o campo do falso jornalismo.

Esse fenômeno joga no palco da informação e do entretenimento e trouxe consigo novos questionamentos para velhos preceitos. Afinal, como pode o jornalista fazer parte de uma organização dessas? Para que serve o falso jornalismo? Por que está se disseminando tão rapidamente?

A constante vertente desse tipo de comunicação merece especial atenção. Não só por estar cada vez mais sofisticada, com vídeos em alta definição e contratação de jornalistas experientes. Mas também por seu impacto perante o público. A satirização de fatos reais e a criação de falsas reportagens pode atrapalhar o discernimento das pessoas, afetando o processo comunicativo.

Vimos que é um campo com poucas pesquisas, porém também exige um cuidado por não se tratar do jornalismo tradicional. Fizemos comparações com o new journalism, o gonzo, o Pasquim, entre outros.

Encerrada a discussão, partimos para a organização do evento de metodologias que pretendemos oferecer em novembro. Assim que tivermos o planejamento concreto do mesmo, postaremos aqui no blog.

Texto de Deborah Cattani

Anúncios

2 comentários sobre “Falso jornalismo?

  1. Bruna Rocha Silveira 25 de maio de 2012 / 4:03 AM

    Lamento ter perdido esse debate. Me parece ter sido bastante interessante!
    E bóra fazer esse evento de metodologia funcionar. Com certeza, será um sucesso!

  2. Ana Carolina Escosteguy 7 de junho de 2012 / 1:40 PM

    Caros, não conhecia a página, meus parabéns!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s