GEISC no Intercom 2012

O GEISC marcou presença no XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2012, realizado entre os dias 3 e 7 de setembro na Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Conheça os trabalhos apresentados pelos colegas do GEISC no Intercom 2012:

Lirian Sifuentes –  GP Teorias da Comunicação

Título: Incursões pelos estudos de recepção: retomadas históricas e perspectivas futuras

Resumo: Os estudos de recepção contam com um percurso histórico de mais de três décadas, sendo possível localizar seu surgimento teórico na criação do modelo Encoding/Decoding, por Stuart Hall, em 1974, e empírico na publicação de “The Nationwide Audience”, por David Morley, em 1980. Hoje, acompanhando as discussões pertinentes à contemporaneidade, o campo coloca novas questões para serem pensadas pelos investigadores da recepção. O objetivo desse texto é situar essa trajetória, destacando as discussões relativas aos distintos momentos, e as perspectivas que se colocam para o presente e o futuro das pesquisas empíricas sobre as audiências.

Artigo completohttp://www.intercom.org.br/sis/2012/resumos/R7-1418-1.pdf

Eduardo Ritter – GP História do Jornalismo

Título: Jornalismo Gonzo: medo e delírio no New Journalism

Resumo: Quando o jornalista norte-americano Hunter S. Thompson escreveu em 1971 uma série de artigos para a Revista Rolling Stone sobre a busca do sonho americano em Las Vegas, ele criava, em meio ao New Journalism, um tipo de jornalismo que ficou conhecido como jornalismo gonzo. Essa prática jornalística, que resultou na publicação do livro Medo e delírio em Las Vegas, ficou conhecida no mundo ocidental. Entretanto, há poucos estudos em língua portuguesa sobre esse tipo de jornalismo. Dessa forma, o presente artigo traz um resgate sobre a biografia de Hunter S. Thompson e de seu jornalismo gonzo. Afinal, a vida e a obra do autor, que jogou drogas, ironia, bebidas e humor no campo jornalístico e político, estão inseparáveis.

Artigo completo: http://www.intercom.org.br/sis/2012/resumos/R7-0362-1.pdf

Daniela Grimberg – GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

Título: Mídia e desenvolvimento: a ideologia do progresso tecnológico no encarte Mais Campo, de Zero Hora.

Resumo: O presente artigo trata-se de uma análise da ideologia nas formas simbólicas empregadas pelo suplemento Mais Campo, do jornal Zero Hora, no que toca à informação voltada à temática rural. A relação entre comunicação e desenvolvimento passou a ser explorada a partir da década de 1950, partindo-se do princípio de que a comunicação é peça-chave para impulsionar a adoção de certas práticas pelas comunidades agrárias, afetando diretamente economia e política regionais. Sob essa perspectiva, a imprensa, seja ela local ou não, está submetida ao modelo de desenvolvimento no qual está inserida, estando a grande mídia gaúcha diretamente ligada aos moldes do agronegócio praticado no estado. Com base na hermenêutica de profundidade e nas concepções de ideologia para Thompson (1995), a análise foi feita a partir de três matérias sobre a utilização de tecnologia pelo produtor rural.

Artigo completo: http://www.intercom.org.br/sis/2012/resumos/R7-2218-1.pdf

Mais informações sobre o Intercom 2012 em http://intercom.unifor.br/

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