Qual o impacto das redes?

As redes sociais viraram febre, é fato. E, como todo fenômeno comunicacional, merecem ser objeto de reflexão e estudo. Para quem pesquisa o tema, a curiosidade acadêmica costuma rondar a seguinte indagação: qual o impacto de redes como Facebook e companhia na nossa vida, no nosso cotidiano? Estamos diante de uma revolução alardeada pela tecnologia digital ou simplesmente ganhamos novas ferramentas para continuar cultivando hábitos antigos

Alguns números divulgados pela Nielse, empresa especializada em informações e mídia, são interessantes para pesar a respeito dessa problemática da comunicação contemporânea no contexto brasileiro. A pesquisa aponta que 28% dos entrevistados usam redes sociais para manter o contato com familiares, mencionada por 28% dos entrevistados. Outros 24% entram nas redes durante o dia para manter e localizar amizades antigas. O mesmo índice de usuários que navegam com o objetivo de entretenimento.
E sobre o que se fala nesses espaços virtuais? Segundo a pesquisa, entretenimento é o tema preferencial, sendo apontado por 40% dos entrevistados. Eletrodomésticos vêm na sequência, com 33%. Na terceira posição, experiências relacionadas com viagens e lazer foram citadas por 28% das pessoas.

Quem usa redes sociais, principalmente o Facebook, sabe que a pesquisa tem coerência. No dia a dia, a pretensão de um uso da internet em favor da construção de uma inteligência coletiva parece frágil e utópica. Afinal, ao menos no caso do Brasil, parece que a utilização das redes sociais tem se baseado no tripé comodidade-lazer-propaganda.

Será que esse perfil é reflexo direto dos interesses dos usuários da rede ou seria consequência, na verdade, das características da própria rede? Qual opinião de vocês, colegas do Geisc?

Karine Ruy

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s