Encontro sobre Foulcault

Em nosso último encontro do GEISC (29/04/13) pude ter o prazer de apresentar um breve resumo sobre vida e obra de Michel Foucault. Não sou uma pesquisadora Foucaultiana, nem sei tanto quanto gostaria desse autor, no entanto percebo que é um autor pouco trabalhado em nossas linhas de pesquisa, mesmo sendo um autor que trabalha conceitos tão caros à comunicação.

“Não me pergunte quem sou e não me diga para permanecer o mesmo”, por essa frase já podemos ter uma breve ideia sobre quem é Foucault. “Fazer a história de como nos constituímos sujeitos de verdades (ou de como nos assujeitamos às verdades de nosso tempo, ou ainda de como não cansamos de buscar discursos verdadeiros que nos constituam)”, essa era a ideia de trabalho do filósofo francês.

Durante sua vida circulou por universidades, hospitais, hospícios e prisões estudando o ser humano, as relações de poder que movem a sociedade e os discursos de verdades presentes na sociedade. A partir de seus estudos podemos aprender novas/outras formas de fazer pesquisa além de trabalhar com conceitos cunhados por ele como discurso, poder, sujeito, governamento e outros conceitos-ferramentas.

Para ilustrar melhor as ideias discutidas nesse encontro, sugiro aos colegas que assistam o documentário “Foucault por ele mesmo”:

E aos colegas que se interessaram pela obra de Michel Foucault, aviso que o prof. Dr. Alfredo Veiga Neto (Educação-UFRGS) lançou na última semana um portal onde podemos encontrar textos de Foucault e sobre Foucault, vídeos e trabalhos que estão sendo realizados a partir das ideias de Foucault: http://www.michelfoucault.com.br/

Espero que essa reunião tenha sido tão prazerosa aos colegas quanto foi para mim, porque é sempre muito gratificante poder discutir temas interessantes com colegas e amigos.

Texto de Bruna Rocha Silveira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s