Intercom Sul 2013

Abaixo a relação dos integrantes do Geisc que participaram do Intercom Sul 2013 na Unisc.

Autora: Camila Kieling
Título: Nas Veredas da Opinião, o Jornalismo: Uma Análise do Jornal O Povo (1838-1840)
Resumo: O período regencial brasileiro (1831-1840) foi marcado por uma verdadeira “explosão da palavra pública”, nas palavras de Morel (2003). A abdicação de D. Pedro I inaugura um período de embate entre forças políticas, em disputas que ocorreram também através dos jornais. Mas essa explosão provoca mudanças no campo da imprensa: o publicista transforma-se em jornalista e atributos como valor-notícia e imparcialidade aparecem como valores da escrita pública. Procuramos analisar de que forma o papel do jornalista e da imprensa são apresentados no discurso do jornal O Povo, órgão oficial da República Rio-Grandense, publicado durante a Revolução Farroupilha (1838-1840).

Autora: Deborah Cattani
Título: O Homo Ecranis e a Introdução de Novas Linguagens: Um Estudo Sobre o Ipad Como Múltiplas Plataformas de Leitura
Resumo: Esse artigo se propõe a investigar o possível surgimento de uma nova forma de leitura: a aquisição da informação através do sentido sensorial. A introdução dos tablets no mercado digital, em especial o iPad da Apple, leva à adesão de novos hábitos e linguagens. Essa tem como ponto de partida um questionário on-line com usuários do iPad, bem como investigações de notícias relacionadas com o assunto. Após essa etapa inicial de questionário e levantamento de dados, as categorias latentes servirão como base para uma análise mais profunda.

Autor: Eduardo Ritter
Título: As muitas faces da censura brasileira
Resumo: O presente artigo analisa o tema “censura na imprensa brasileira” dando ênfase a dois momentos principais: do surgimento da imprensa em 1808 até o fim do regime militar, em 1985, e a censura clandestina que é instaurada no país após a sua virtual redemocratização. Desproporções de forças políticas e econômicas entre os personagens que atuam nesse cenário, além do crime organizado, são os principais elementos dessa problemática contemporânea, conforme é mostrado neste estudo com exemplos históricos.

Eduardo também ministrou a oficina Gonzo: a fusão entre o jornalismo e a literatura beat, onde participaram 32 alunos de graduação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s