Reunião 22.04

Na reunião do dia 22 de abril, apresentei aos colegas do Geisc os principais pontos da minha dissertação sobre a comunicação na obra do sociólogo Charles Cooley. Como o delineamento da pesquisa pouco mudara desde que apresentei ao grupo o material defendido na banca de qualificação e como estamos sempre procurando tornar a reunião mais interessante e proveitosa para todos, limitamos a exposição a alguns poucos minutos.

A reunião, então, se ocupou principalmente em dois eixos de diálogo:
1) reflexões sobre a estruturação metodológica do trabalho e 2) levantamento de questões que os resultados da pesquisa trazem ao campo da comunicação contemporâneo. Chegamos a alguns pontos de convergência quanto à possibilidade de dispensar aparatos metodológicos rigorosos diante de uma pesquisa com objetos, perguntas e percursos nitidamente definidos; bem como quanto à pertinência de trazer para a discussão contemporânea um olhar teórico-histórico.

Em consideração, me parece que o diálogo com colegas é parte indispensável da pesquisa científica, já que a comparação entre visões de mundo põe em teste a pertinência e a credibilidade de seus pressupostos. Além disso, uma vez que a banca de defesa seria cinco dias depois da reunião, também foi uma ótima oportunidade para ensaiar a capacidade expositiva e, de alguma forma, me preparar para as possíveis recepções.

por Iuri Yudi Furukita Baptista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s