Narrativas em debate no GEISC

O tema “narrativas” foi identificado como de comum interesse a parte dos integrantes do GEISC – descoberta realizada através da atividade de mapeamento das pesquisas feito no começo do semestre. Por isso, no encontro de 19/05, nosso debate foi norteado pela leitura do artigo “Narrativas: representação, instituição ou experimentação da realidade?”, de Luiz Gonzaga Motta. No texto, o autor argumenta que as narrativas (fáticas ou fictícias) não apenas representam a realidade, mas a instituem e experimentam.
O colega Angelo Carnieletto trouxe ao grupo a sua experiência com o conceito de narrativa para analisar a trajetória do ex-presidente Lula através de reportagens de telejornal. Falamos também sobre a narrativa, em sua face instituidora, como um processo que pode ser comparado a uma sessão de terapia: a busca interpretativa, um resgate de coerência que organiza e dá sentido às nossas experiências no mundo da vida.
O debate voltou-se ao jornalismo e suas práticas e ao nosso papel como pesquisadores e analistas desses processos: “O trabalho da narrativa não consiste, pois, em aproximar-se do mundo, mas sim em ordenar, em confronto com o mundo, a visão que o sujeito faz dele, porque esse sujeito quer agir em função de sua própria visão do mundo, que ele assume como verdadeira” (MOTTA, 2009, p. 11, grifo do autor).
Discutimos, por fim, sobre as grandes narrativas de fundo, os valores mobilizadores que enquadram as narrativas no tempo: a família, a democracia representativa, o capitalismo.

Referência:
MOTTA, Luiz Gonzaga. Narrativas: representação, instituição ou experimentação da realidade?. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. São Paulo: SBPJor, 2009. Disponível em: http://goo.gl/zaAJT8.

Luiz Gonzaga Motta
Luiz Gonzaga Motta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s