#Geiscosporaí: Os desafios do jornalismo econômico

20150826_211532

A jornalista Cristine Pires, mestranda em Comunicação Social pela PUCRS, subeditora de Economia do Jornal do Comércio e integrante do GEISC, participou de um bate-papo com os estudantes do sexto semestre do curso de Jornalismo da ESPM, que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a rotina de quem acompanha os fatos econômicos, de finanças e negócios na redação. O bate-papo ocorreu na disciplina de Jornalismo Especializado, da professora Karine Vieira.

Muitas vezes vista como uma área árida do Jornalismo, a economia ainda é um tabu, o que faz com que futuros profissionais – e até mesmo quem já está no mercado – tenham receio de se especializar ou buscar uma oportunidade na editoria. “Temos que pensar que a economia é algo que faz parte da vida de todos nós e que qualquer pauta tem viés econômico, desde o buraco de rua até o futebol”, disse Cristine. O primeiro pressuposto, segundo ela, é não ter receio de perguntar para a fonte, até que tudo seja realmente esclarecido. “Nunca conseguiremos escrever sobre algo que não entendemos.”

A leitura é fundamental para manter-se informado e buscar subsídios para elaborar uma boa matéria. Mesmo as reportagens mais específicas, em setores como mercado de capitais e agronegócios, por exemplo, podem ser bem exploradas a partir de uma pesquisa criteriosa em fontes oficiais e em trabalhos acadêmicos. “Hoje, temos inúmeras formas de buscar informações confiáveis antes de sair para uma pauta”, argumentou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s